Tuesday, January 17, 2012

Edmonton (ou a razão por que escolhi esse nome pro blog)!

Howdy!!!

Eu sei, demorei MUITO pra escrever de novo, mas muita coisa aconteceu, ida pro Canadá pra deixar as coisas prontas pra 2012, festas de final de ano, etc. Aliás, um ótimo 2012 pra todos. Espero que todo mundo tenha comido muito peru, chester e TENDER! Hmmmm tender...

Enfim, eu tenho MUITA coisa pra contar, e pouco tempo. Então, façamos assim: vou falar agora de como está um pouco as coisas aqui em Edmonton, com algumas fotinhos e tal, enquanto vou trabalhando num post maior, que se tudo der certo vai sair até o fim da semana. E, sim, vai se tratar o pedido de casamento num vulcão! (... a história toda é bem menos da hora do que parece, afinal, o vulcão tah extinto faz pelo menos uns 10 mil anos... mas quem liga, EU TO NOIVA!)...

E também talvez eu decida escrever mais vezes, pequenos textos com imagens e talz, antes de eu contar mais em detalhes as coisas daqui.

Ah, sim: eu meio que desencanei de escrever em inglês. Tava fazendo mais a pedido do Aaron, e também caso a irmã dele ou alguém daqui do Canadá, mas dá muito trabalho reescrever tudo (o google tradutor num ajuda muito), então deixa pra lá.

Enfim, decidi escrever hj pq TAH FRIO BAGARAI. Sério. E eu tinha que dividir isso com vcs.

Tudo começou qdo cheguei aqui, a duas semanas atrás, logo depois do ano novo (tive um baita dum trabalho pra chegar aqui no dia 02/01, mas isso fica melhor se eu contar numa outra hora). Tava frio, mas não muito. E ficou assim até semana passada.

Vou fazer um adendo: quando eu digo "não tava muito frio", quer dizer que a temperatura ficava entre 5 graus Celsius e -6. Sério. Depois de uma semana aqui, vc percebe que sim, é frio, mas não é o fim do mundo. E também uma coisa que os canadenses tem muito são "Ped Ways", que são trilhas por dentro de prédios, normalmente nos subsolos, que conecntam os prédios mais próximos entre si e também com o metrô. Então em geral vc passa pouco tempo do lado de fora.

Bom, não tava muito frio, mas isso também não era normal. "Vc tah sortuda, esse inverno tah muuuuito fraquinho" era o que eu ouvia de TODOS aqui. Isso... vcs podem imaginar, cria uma certa expectativa negativa, e eu tava crente que, qdo o inverno chegasse de vez, eu ia virar um picolé.

Pois é... e o inverno chegou. Primeiro, veio uma ventania, e um pouco de chuva nuns dias (o que é péssimo, pq a água congela e vc sai escorregando pra todo lado). Daí veio a neve. Nevou um pouquinho uns dias, mas nesse final de semana a neve veio que veio. Veja bem, sábado de manhã eu saio pra fazer compras no supermercado, e saio cedinho pra não pegar fila e talz. Tava fazendo, neste último sábado, -15 graus C. Não tava ventando muito, mas mesmo assim saí com o meu sobre tudo, uma blusa de lã, luvas, gorro e o cachicol, que serve pra não só proteger o pescoço mas, principalmente, cobrir as orelhas e o nariz.

Sim, pq qdo vc sai de casa e tá fazendo certa menos de -10, vc dá dois passos na rua sem luvas, cachicol e gorro e vc não sente mais os seus dedos, o seu nariz começa a doer e escorrer e vc tem a impressão que as suas orelhas vão quebrar e cair no chão. Eu aprendi isso do jeito difícil. =(

Pois é. Fui e voltei sem maiores problemas das minhas compras matinais, mas perto das duas da tarde decidi sair pra ir comprar coisas de escritório na Kalunga da vida que eles tem aqui. A tendencia era a temperatura cair uns dois graus, mas iss não é muito problema, né?

né?

Na volta começou a nevar. E a ventar. E qdo venta aqui, a sensação de frio pode chegar a ser 10 graus abaixo da temperatura. Eu QUASE congelei esperando o ônibus. Quase saí correndo pra esquentar e chegar em casa logo. Nossa, que sufoco que eu passei. E a neve não parou, nevou o resto do dia e noite. Só pra constar, como os dias estavam mais "quentinhos", as calçadas estavam quase todas sem neve, só tinha neve onde não o sol não batia. E em menos de 12h, esse cenário mudou pra isso:



Eeeeh... Tah assim até agora, pq ontem fez -26 graus, e hj qdo eu saí de casa tava -30. Ontem eu me agasalhei bem, mas não foi muito eficiente. Hj eu me agasalhei mais.


Ainda não é o suficente, vim pro laboratório sentindo frio o caminho todo.

Amanhã, pq a temperatura vai cair mais, vai chegar perto de -40 até o fim da semana, vou por mais uma camada de roupa e torcer pelo melhor.

Mas tenho coisas boas pra falar daqui. Por exemplo, em meio a nevasca do sábado, eu descobri que tem um ninho de uma ave na frente de casa!


Coitadinhos, é só o que eu posso dizer. Tah um frio tão zuado do lado de fora.... =(

Ah! E tem coelhos tb! Muitos coelhos! E eles são ENORMES!


Eu vou tirar mais fotos deles qdo conseguir manter as mão fora dos bolsos, pq tah impossível nessa semana. Ah, e essa foto foi tirada no começo de dezembro, por isso a falta de neve.

Bom, é isso por agora, pessoal. Vou tentar atualizar aqui mais vezes!

Beijos!