Sunday, December 4, 2011

Camping!

Howdy!!!

Pois é, pessoal... tá difícil manter o ritmo nas publicacões. Mas olha, já tenho mais coisas na lista pra publicar, portanto, é bom dar uma olhadinha aqui de vez em quando pq tem uma grande chance de ter algo novo.

Enfim, finalmente vou contar como foi acampar!

Bem, eu nunca acampei de verdade, as duas únicas vezes que dormi numa barraca foi qdo eu e mais uma galera acampamos na frente da Assembléia Legislativa de São Paulo em 2004 (do tempo que eu era *cofcof* "de luta" *cofcof*, sabem?), e em 2008, no Interbio de Campinas, onde a barraca foi montada dentro do ginásio. Vcs podem notar, portanto, que eu nao tinha NENHUMA experiencia em acampar no meio da natureza e coisa e tal.

Pera, fica melhor. Quando o Aaron sugeriu da gente acampar, dizendo que somente passariamos a noite e voltariamos na manhã seguinte, eu achei legal, e concordei de ir. A partir desse momento, 7 entre 10 coisas que ele falava ERA acampar. Claro que isso já me deixou preocupada, sem contar que se tem algo mais que boi e petroleo no Texas sao cascavéis. Ah, sim, agora eu vou ficar sussa, pq eu posso estar andando tranquila QUANDO UMA CASCAVEL-MARIPOSA VOA NA MINHA DIRECÃO, MIRANDO A JUGULAR E... ah... eh... cojones... ok...

Bom, jah tinha prometido que ia, e pela empolgacão do meu namorado, eu nao ia dar pra trás agora, né? Claro que fiz ele jurar que nada ia acontecer, que se acontecesse que ele sabia EXATAMENTE o que fazer (o que eu sabia que nao era totalmente verdade, mas as vezes vc tem que acreditar em algo, não?).

Pois bem, o combinado eh que iriamos acampar no meu primeiro final de semana aqui. Mas se vcs se lembram, nós tivemos um pequeno imprevisto ... O problema da neve é que ela faz lama qdo derrete (não, jura??), e dai existia uma grande chance do carro ficar atolado. 

Mas, tudo bem, combianos de ir na semana seguinte. E, por sorte, não nevou, choveu um pouquinho na quinta feira, mas estavamos dispostos a ir assim mesmo.

Porém o Aaron é bastante precavido, resolveu ligar para o parque onde iriamos acampar pra perguntar como estavam as condicões pra acampar. E a mulher no telefone respondeu bem assim:
"Olha, aqui nem choveu, então tá tranquilo. Porém, amanha (sábado) abre a temporada de caça a cervos..."

O Aaron suspirou fundo. Parece que todos aqui sabem o que isso quer dizer: no primeiro final de semana de temporada de caça de qualquer coisa, o parque fica lotado de campeões bebendo, fazendo muita bagunça, atirando o tempo todo, e caçar mesmo que é bom, nada. Parece que eles esquecem que pra caçar vc tem que ficar quieto. Aparentemente, nem os caçadores mais sérios vão no primeiro final de semana, pq em geral não se ve um cervo na região.

Enfim, a mulher sugeriu que o Aaron ligasse para outro parque em que não fosse permitido cacar. 

E foi por isso que fomos para o Palo Duro Canyon State Park .

Tristemente para o meu namorado, é proibido fazer fogueira neste parque, e ele tava decidido a me dar a experiência mais real possivel. Mas, diante das circunstacias, ele achou melhor se contentar com um fogãozinho de propano mesmo, do que simplesmente adiar novamente.

Então, depois de termos comprado os mantimentos e o que faltava dos equipamentos, lá fomos nós!

Palo Duro Canyon fica umas 2 horas e pouquinho de Amarillo, então como saímos umas 2:30 da tarde, chegamos por volta das 5. O sol já estava sumindo por detras do canyon, mas ainda estava bastante claro.



Essa é a visão de "cima"do canyon. Nosso local pra acampar era laaaaá embaixo.

Uma coisa típica deste canyon (e talvez de outros na região, não sei ao certo), são as "spanish skirts", que eu podia explicar, mas é bem mais fácil mostrar.


Spanish skirts são essas diferente camadas de rochas, de diferentes cores, que lembram aquelas saias típicas espanholas. É bem intuitivo.

O canyon me lembrou muito a Serra do Cipó e a Chapada Diamantina, com muita planta rasteira. O Aaron comentou que basicamente tudo que tinha mais de meio metro de altura era planta invasora.


Ou seja...


..basicamente tudo. Mas as plantas rasteiras estar bastante presentes... entre elas a Yukka (Aaron me corrija se eu escrevi errado), e uns cactos aqui e ali.



Viram só? Eu poderia passar o resto desse parágrafo falando pra vocês notarem a posição dos espinhos e tal, mas eu não quero matar vocês de tédio, então vou pular essa parte. XD



Pronto, uma fotinho minha. eu tava realmente empolgada de estar lá. Quem me conhece, sabe que eu sou preguiçosa, por isso é difícil me tirar do lugar, mas eu fico realmente facinada com essas coisas. É, a preguiça é o meu grande defeito, seguido pela impaciência. 

Bom, aproveitando essa foto, vou falar das condições climáticas do parque naquele dia. Eu não sabia, mas no Texas venta demais. Um dia de vento ligeiramente forte pra eles são ventos próximos dos 100km/h. Sem brincadeira. Claro que, neste dia, o vento estava por aí (na verdade estava bem mais fraco, mas no momento aquilo pra mim era um ventaval). Sabendo que eu tenho tolerância -10 pra vento e frio, o Aaron sugeriu que eu me agasalhasse bem. E eu levei a sério pq ele também se agasalhou bastante. Portanto, vesti um dos meus pijamos por baixo de toda a roupa, coloquei a meia mais comprida que tinha, e levei o meu casaco vermelho, conhecido por me fazer cozinhar em dias não tão gelados em São Paulo.

É. E eu quase congelei. 

Tá, quase congelar é uma expressão muito forte, mas a verdade é que não estava tão frio. Mas quando ventava era de matar. 

Isso sem falar que não haviam banheiros químicos no lugar, e os banheiros estavam muito longe pra ir andando... ou seja, tivemos que fazer nossas necessidades por ali mesmo. Ahh... nada como abaixar as calças e deixar sua bunda no ar, enquanto vc tenta se equilibrar e se concentrar em fazer o que é preciso fazer.

Uma delícia.

Mas meu amado não me deixaria congelar, oh não(bom, só quando eu tinha que ir no banheiro, mas não tinha muito o que ele poderia fazer..). Ele comprou bastante comida calórica, como cachorros-quentes com Chili e SMORES (só vou descrever: bolacha de aveia e mel + chocolate ao leite hersheys + marshmellow). Oh... o paraíso.



É claro que o marshmellow era quente. ;)

Isso sem falar do chocolate quente. Eles vendem pacotes com a medida certa pra uma caneca. Daí vc coloca ÁGUA e vc tem O MELHOR CHOCOLATE QUENTE DA SUA VIDA. Sério. Dá muita raiva da Nestlé do Brasil qdo vc conhece os produtos que eles fazem pros Estados Unidos.

Depois de devidamente alimentados, resolvemos ir dormir. Pq, na boa, não tem muito o que fazer qdo anoitece e tá frio demais. Eis que o Aaron me fala "melhor eu ficar perto da borda da barraca, e você no meio, pq o meio é mais quente". Ah! Que lindo! Preocupado comigo e talz. Assim que eu entrei no saco de dormir, percebi que não demoraria muito pra eu pegar no sono, e que  saco de dormir ia me deixar quentinha.

Pois é. Eu já tava dormindo quando a primeira ventania bateu, e assim que ela atingiu a barraca, eu senti TODO o calor que tinha cumulado embaixo das cobertas sumir. Sem falar que o vento era MUITO forte, a barraca tremia inteira. Ou seja, eu não só tava congelando, como tava preocupada pensando se a barraca saíria voando, e se alguém do parque viria resgatar a gente se tivesse perigo de tornado. 

Não que só tivesse a gente lá, pelo contrário, no mesmo lugar que a gente estava, tinha um grupo de escoteiros, um ou outro casal, e um grupo de jovens. Sei lá, era muita gente pro povo do parque ligar o foda-se caso um tornado aparecesse....

Ah.. é... cojones...

Bom... eu comecei a passar muito mal de frio, tentando achar uma maneira de não congelar toda vez que o vento batia. O Aaron acordou comigo me movendo, e perguntou se tava tudo bem. E eu respondi "Não. Toda vez que o vento bate, eu congelo." E daí ele... virou pro outro lado e dormiu. 

Não eh nem piada isso, ele simplesmente ignorou e voltou a dormir. Desamparada, eu cobri o rosto, me enrolei nas cobertas, e esperei a noite passar.

Edaí a coisa só piorou. Porque eu tava bem agasalhada, o suficiente pra suar um pouco, mas quando o vento aparecia, não só levava o calor embora como eu sentia 2x mais frio.

Eis que, MUITO TEMPO DEPOIS (eram umas 4:30 da manhã), o Aaron acordou e me viu totalmente enrolada em cobertas, ainda tremendo, com o rosto enfiado dentro do saco de dormir. Quem me conhece sabe que eu não sou de cobrir todo o rosto, e ele riu.
"Tá tão frio assim pra vc?"
"Sim! É por causa do vento, que tá levando todo calor embora."
"Vento? Tá indo vento aí??? Não era pra ter vento DENTRO da barraca."
Foi então que ele notou que eu estava com a cabeça diretamente embaixo de um esquema de ventilação da barraca. No verão e em dias mais quente, as barracas tendem a acumular muito ar viciado dentro delas, o que as tornam quentes e muito desconfortáveis. Essa barraca, porém, tinha um buraco no fundo dela pra fazer o ar circular mais fácil. Em qualquer lugar isso não seria um problema, mas com a ventania esse buraco virou uma porta pro inferno gelado.

Antes que alguém fale algo, a burrada foi dos dois. Eu por não me expressar direito (eu nunca mencionei que o vento estava vindo PRA DENTRO da barraca), e o Aaron por não ter se ligado que aquele buraco talvez fosse um problema pra quantidade de frio. Mas tudo bem, pois assim que ele percebeu a cagada, ele trocou de lucar comigo, e AÍ SIM eu não passei mais frio. 

Pra piorar tudo, a noite foi EXTREMAMENTE LONGA. Nós acordamos 5:15 da manhã pq não tinhamos mais posição pra dormir. Tomamos um café da manhã rápido, arrumamos tudo, e partimos de volta pra Amarillo. E foi aí que nós percebemos que o horario de verão tinha acabado, e portanto nós tinhamos "ganhado"uma hora mais a noite. 

Soooorte, né?

Bom, por incrível que parece, eu gostei de acampar. Digo, por uma noite, eu não ligo de dormir mal, e agora que já percebemos onde erramos, ficaria mais fácil pra uma próxima vez.

Eh. Próxima vez. Pq agora a gente quer acampar no inverno! HAHAHA...

Não é brincadeira. Se tudo der certo, eu conto como foi. ;)

Eh isso pessoal! Logo eu escrevo de novo, desta vez a nossa aventura num VULCÃO!

Beijos!

2 comments:

  1. "CASCAVEL-MARIPOSA"... hahahahaha

    Que lugar lindo!
    Parece que foi legal, apesar do frio (pra você topar acampar de novo no inverno!).
    Você tá linda, também!

    Eu nunca acampei... :-(
    Meus pais me prometeram um acampamento quando eu tinha 8 anos e tão me devendo até hoje! hahaha

    Beijo, saudades!

    ReplyDelete
  2. hahahaha o lugar é bem bonito mesmo. Ah, quem sabe qdo vc vier me visitar a gente num dá um jeito de acampar tb? XD

    Beijos!!

    ReplyDelete